
SOBRE O CURIÓ
O Curió (Sporophila angolensis) é uma ave passeriforme da família Thrupidae, nativa do Brasil e muito apreciada pelo seu canto. Mede cerca de 15 cm, sendo que o macho é preto na parte superior do corpo e castanho-avermelhado na parte inferior, sendo a parte interna das asas na cor branca. Criado em cativeiro, presta-se a torneios de canto.
Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude e florestas secundárias altamente degradadas. Sua reprodução em cativeiro é extremamente fácil, facilitando a apuração da genética, que os criadores buscam, é boa voz, melodia e repetição, existem dois tipos muitos apreciados, que são a modalidade fibra e a modalidade canto clássico, que existem bastante dialeto de cantos, de acordo com cada local do Brasil, assim como o Paracambi, Praia Grande, Goiana, Timbira, Vi Teu Teu expectativa de vida do Curió é de 8 a 10 anos na natureza, podendo chegar aos 35 anos em ambiente doméstico.
Pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guiana Francesa, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Trinidad e Tobago e Venezuela.


SOBRE O BICUDO
Os bicudos (Oryzoborus maximiliani) são ave passeriformes da família dos emberizídeos, de ampla distribuição, original do Brasil oriental e central e da América do Sul tropical.
Na espécie, o macho é negro, com espéculo, axilares e lado inferior das asas brancos, e a fêmea, por sua vez, é pardo-escura. Por causa das plantações que destroem seu habitat natural, já desapareceu de várias regiões do Brasil.
Raramente é encontrada espécimes dessa espécie livres na natureza, quando são vistas, tendem a ser resultados de trabalhos de reintrodução.
Também são conhecidos pelos seguintes nomes: angulista, bico-preto, bicudo-grande, bicudo-maior, bicudo-maquiné, bicudo-preto, bicudo-verdadeiro, cuitelão, maquiné.
